A contribuição é uma ação muito importante na sociedade.
Numa sociedade cada vez mais egocêntrica e voltada para o individualismo aqueles que são contributivos e prestáveis destacam-se pela diferença num mundo com cada vez menos conexões e ligações.
Um dos segredos em ser contributivo e prestável é fazê-lo sem esperar nada em troca pois se o fizer não está a contribuir mas sim a faze-lo para receber contrapartidas.
Quando alguém faz esperando contrapartidas e ganhar com isso tenderá com o tempo a ficar cada vez mais isolado devido ao seu egocentrismo.
Contribuir e colaborar são ações diferentes pois no processo colaborativo não esperamos nada em troca e a colaboração é feita sempre com uma ou mais pessoas e tenderá a ser um processo que serve aquele que pede a colaboração.
Solicitar ajuda ou pedir favores também são ações diferentes.
Quando pede um favor a alguém está a pedir que essa pessoa faça alguma coisa para o seu interesse.
Quando solicita ajuda está a fazer uma ação em que dá o poder ao outro de o ajudar da forma que para ele é confortável e ajustado fazer.
É comum as pessoas que pedem favores, ao fazê-lo usarem estratégias eficazes em que muitas vezes conseguem com que os outros não consigam dizer que não vão fazer esse favor.
Os favores tendem a ativar a necessidade de troca. O termo troca de favores que hoje é bastante utilizado, está desajustado daquilo que é ser contributivo e prestável pois a contribuição e a prestabilidade não implicam trocas.
Transforme a ação de pedir um favor, em solicitar a ajuda do ou dos outros.
Assim conseguirá ter mais harmonia e tenderá a receber ajudas congruentes e eficazes.
Não imponha nem force ninguém a ajudá-lo.
Seja contributivo naturalmente todos os dias.
Terá o prazer de SER um impacto e influência positiva no mundo.
Assim, conseguirá viver com mais harmonia, paz e rodeado de pessoas que contribuem e colaboram umas com as outras.
A minha contribuição é que você consiga ser uma inspiração para o mundo.
Rui Brazão
Sem comentários:
Enviar um comentário