Rui Brazão

Rui Brazão

domingo, 3 de janeiro de 2016

Gratidão

A gratidão é uma emoção fundamental no SER humano e é uma das chaves da felicidade.
A gratidão é muitas vezes esquecida, pois a busca constante por mais, a competitividade da sociedade, a ambição por vezes desmedida, a correria do dia a dia e a facilidade em que hoje em dia se tem, transporta muitas pessoas para a ingratidão.
A falta de gratidão está muito ligada ao TER, à parte material, comparações com os outros e projecções no passado ou no futuro.
Assume-se muitas vezes como certo quase tudo, quando à nossa volta, existem imensos exemplos em que o que parece certo em muitas situações não o é. Basta ver um qualquer noticiário ou folhear um jornal diário, pois muitas pessoas queriam comer e não têm comer, muitas queriam paz e têm guerra, muitas queriam ter saúde e estão doentes, muitos queriam sorrir e têm razões para chorar, muitos queriam ter chegado a casa depois de um dia de trabalho e não chegaram, muitos queriam ter os seus familiares e já não os têm nesta vida.
A ingratidão levará a mais ingratidão e irá estar a contribuir para que tenha uma vida pouco harmoniosa e em constantes conflitos consigo e com o mundo 
É natural que qualquer pessoa queira mais e isso faz parte da nossa essência, contudo é muito diferente querer mais e não ser grato por aquilo que tem AGORA.
Ser grato é elevar a nossa essência para um nível superior.
Quando é grato você está a valorizar aquilo que já tem, aquilo que já é e está assim a construir as bases para SER e TER ainda mais.
A gratidão pode ser praticada diariamente.
Ser grato hoje, por respirar, por comer, por viver, por ter saúde, por ter trabalho, ter dinheiro, pelos seus filhos, pelo seu relacionamento, pela sua família, por ver, por ouvir, por sentir, por sorrir, ou seja ser grato por tudo aquilo que tem e é AGORA.
Ao ser grato você terá mais paz interior, mais harmonia e será mais feliz.
Podemos ser gratos pelo SER, pelo TER, por ESTAR e por poder FAZER.
7 atitudes de gratidão:
- Seja grato todos os dias por aquilo que pode fazer e SER.
- Seja grato por aquilo que tem. O facto de ser grato por aquilo que tem não o impede de poder ter mais, antes pelo contrário pois você irá valorizar ainda mais aquilo que conquistar e ganhar.
- Antes de adormecer seja grato pelo seu dia.
- Seja grato pelas suas dificuldades, pois elas são apenas desafios para que possa ser ainda melhor.
- Seja grato quando acordar pois você é um autêntico milagre e aquilo que pode fazer hoje pode impactar positivamente o mundo e os outros.
- Evite comparar-se com os outros e quando o fizer, faca-o em relação àquilo que os outros fazem para TER e SER e que também poderá fazer
- Concentre-se mais em dar do que receber.
Você é o criador da sua própria realidade.
Ao activar emoções de gratidão você irá sentir-se bem consigo, com os outros e com a vida e garanto-lhe que a vida irá sorrir-lhe muito mais.
Seja Grato hoje, amanhã e todos os dias da sua vida.
Rui Brazão 
------
Quero ignorado, e calmo 
Por ignorado, e próprio 
Por calmo, encher meus dias 
De não querer mais deles. 

Aos que a riqueza toca 
O ouro irrita a pele. 
Aos que a fama bafeja 
Embacia-se a vida. 

Aos que a felicidade 
É sol, virá a noite. 
Mas ao que nada espera 
Tudo que vem é grato.
             Fernando Pessoa

Sem comentários:

Enviar um comentário