Rui Brazão

Rui Brazão

sábado, 2 de abril de 2016

O caminho

O caminho faz-se caminhando.
Esta poderosa afirmação, introduz na nossa vida que o mais importante é o caminho.
Muitas pessoas colocam o seu foco principal no resultado, objectivo ou destino.
O escritor Eckart Tolle, autor do livro Poder do agora, afirma que o único momento que conseguimos controlar e agir é o agora.
Esta é uma verdade incontornável.
Quando estamos demasiado focados no resultado ou destino, podemos perder a beleza do caminho.
Experienciei há pouco tempo este facto, ao fazer uma caminhada de 7 horas da conhecida peregrinação a pé a Fátima.
Foi maravilhoso experienciar que ao focar-me no destino, o meu corpo ficava mais cansado e com mais dores. Quando me focava apenas no agora e no caminho, desligando-me do destino, além de apreciar ainda melhor o caminho, conseguia fazê-lo de forma muito mais harmoniosa, fácil e feliz desfrutando do momento.
É óbvio que todos precisamos de um rumo ou orientação, chamado de objetivo, resultado ou destino.
Contudo é muito diferente ter esse rumo ou fazer o caminho até esse destino focado e ligado ao destino, perdendo o agora.
Isto acontece, nas mais variadas situações.
No trabalho, na família, nas férias, nas relações, na vida social e no quotidiano.
Percebi com a minha experiência que quando caminho demasiado focado no resultado, perco a beleza do agora e que quando caminho focado no agora, desfruto do caminho e chego ao objectivo mais  facilmente e mais rapidamente.
Independentemente de qualquer circunstância, chegaremos ao final do caminho.
Eu cheguei e chegarei sempre.
A diferença é que agora desfruto enquanto não chego e ainda caminho.
O AMOR é o caminho.

Sem comentários:

Enviar um comentário