Rui Brazão

Rui Brazão

domingo, 28 de fevereiro de 2016

GRATIDÃO!

              GRATIDÃO!
O sentimento e os comportamentos de Gratidão são, dos sentimentos e comportamentos mais nobres do ser humano.
Por estranho que pareça, as pessoas são muitas vezes pouco gratas ou até mesmo ingratas.
Existem pessoas, que são ingratas por aquilo que têm, porque ainda não têm, aquilo que gostariam de ter. 
É óbvio que o ser humano é ambicioso por natureza e quer sempre mais, contudo, nessa ambição por vezes desmedida, esquecemo-nos de ser gratos por aquilo que temos.
Assumimos como certo quase tudo, quando à nossa volta, existem tantos exemplos em que o que parece certo em muitas situações não é.
Basta ver um qualquer noticiário ou folhear um jornal diário.
Muitos queriam comer e não têm que comer, muitos queriam beber água e não têm água para beber, muitos queriam ter paz e têm guerra, muitos queriam ter saúde e não a têm, muitos queriam sorrir e têm razões para chorar, muitos queriam ter chegado a casa depois do dia de trabalho e não chegaram, muitos queriam ter casa e não a têm, muitos queriam ter dinheiro e não o têm.
Como é óbvio, todos nós, podemos querer mais, mas é diferente, querer mais e não ser grato pelo que se tem.
Ser grato é elevar a nossa essência para um nível superior. 
Ser grato hoje, por respirar, por comer, por viver, por ter saúde, por ter trabalho, por ter dinheiro, por ter família, por ter filhos com saúde e normais, por ter casa, por ter chegado a casa, por ter amigos, por poder andar, por ver, por ouvir, por sorrir, ou seja, ser grato por tudo aquilo que para alguns é normal mas que para muitos é normal de forma diferente.
Ser grato por SER e por poder fazer!
Sou grato por tudo.
Ser grato e dizer grato deixa-nos em paz e mais felizes.
Termino este texto com uma palavra pequena mas com um significado enorme.
GRATO!

--
Sinta-se tão grato à existência quanto possível, pelas pequenas coisas, e não somente pelas grandes, simplesmente por estar respirando. Nada temos a reivindicar à existência, assim, tudo o que é dado é uma dádiva.

Cresça cada vez mais em gratidão e reconhecimento, deixe que isso se torne seu estilo. Seja grato a todos. Se as pessoas compreenderem a gratidão, ficarão gratas por coisas que foram feitas positivamente e até por coisas que poderiam ter sido, mas que não foram feitas. Você fica grato porque alguém o ajudou, esse é apenas o começo. Depois começa a se sentir grato por alguém não ter prejudicado você, ele poderia, e foi bondade da parte dele não ter prejudicado você.

Uma vez entendido o sentimento da gratidão e permitindo que ele se aprofunde em você, começará a se sentir grato por tudo. E, quanto mais grato você ficar, haverá menos queixas e menos resmungos. Uma vez desaparecidas as queixas, a infelicidade desaparecerá. Ela existe com as queixas, está enganchada nas queixas e na mente queixosa. A infelicidade é impossível com a gratidão. Esse é um dos segredos mais importantes a serem aprendidos.

Osho


Sem comentários:

Enviar um comentário